Problemas! Como lidar com eles?

Sabe quem tem problemas? VOCÊ!
Sabe quem não tem problemas? NINGUÉM!

Se você acha que é a única pessoa neste mundo que tem problemas… ou que seus problemas são os piores… ou que sua vida está péssima porque está cheia de problemas… vou lhe dizer uma coisa: Todas as pessoas têm problemas!

Seus problemas ou os problemas de qualquer outra pessoa não são nem grandes, nem pequenos… Sua atitude frente a esses problemas é que os deixa grandes ou pequenos.

Na verdade, problemas não são nada mais que situações não previstas que aconteceram e que agora exigem uma solução.

Você deve ter várias dúvidas, mas talvez você esteja se perguntando:
1. O que fazer para não ter problemas?
2. Porque os problemas vêm sempre juntos?

Então, vamos por partes…

O que fazer para não ter problemas?

Definitivamente ninguém nunca conseguiu eliminar todos os problemas da vida!
Então esqueça isso…
O que se pode fazer é diminuir a quantidade e o grau de preocupação que eles causam.
Como?!

Ora, se problemas são situações não previstas,… prever o maior número de situações possíveis de acontecer na sua vida(ou em cada atitude que você tomar), vai antecipar o seu conhecimento de algo que pode ocorrer. Isso é um dos inúmeros benefícios de se planejar as coisas. Planejamos o que vamos fazer não para saber como será nossa vida, mas sim para saber que tipo de problemas poderemos enfrentar. Então pare de achar que viver é ir levando a vida, pois se você continuar pensando assim, vai continuar achando que sua vida é cheia de problemas, porque você simplesmente não está sequer tentando desenvolver sua capacidade de antecipar os fatos!

Se você sabe que vai ter problemas, então por que você se estressa quando eles aparecem?
Talvez você responda: “Porque eu tenho que resolvê-los e não consigo resolvê-los.”
Ótimo! Este é o ponto: RESOLVÊ-LOS!

Atenção! Para toda e qualquer situação, você sempre tem, pelo menos, 5 alternativas:
1. Criar uma solução que resolva o problema
2. Adaptar-se à existência do problema
3. Reclamar e não resolver o problema
4. Destruir o problema
5. Fugir do problema

Você pode variar entre as duas primeiras alternativas de acordo com seu grau de envolvimento na situação. Ou você cria uma solução e muda o que quiser, ou você se adapta à situação mudando você.

Mas é incrível como a grande maioria das pessoas prefere: RECLAMAR!
Reclamar faz as pessoas ficarem incomodadas com você…
Reclamar faz os outros lhe ouvirem…
Reclamar causa uma sensação de culpa nos outros…
Mas reclamar também não resolve! Acaba com seu humor, mata sua motivação, elimina seus potenciais, aniquila seu desejo pela vida, destrói seus sonhos, inutiliza suas competências, extermina com você!

Então se você quer continuar morrendo aos poucos, jogando a culpa no destino, fique reclamando da vida e das coisas da vida!
Mas se quiser viver… Levante a cabeça e aja! Pare de reclamar… Pare de se lamentar… Encare os fatos: Os problemas precisam ser resolvidos. Este não é nem o primeiro, nem será o último problema na sua vida… Então viva a sua vida! Aja!

Por que os problemas vêm sempre juntos?

Ora, quando encaramos um uma situação em que somos forçados a fazer algo que não queremos e não gostamos ou ainda quando somos impedidos de fazer o que apreciamos, acabamos nos transformando num gerador de problemas já que nosso foco se desvia daquilo que estamos fazendo na tentativa inconsciente de não estar ali.

Ao fazer isso, você irá parar de planejar suas ações e, se problemas são situações não previstas, quanto menos você planeja, tanto mais você deixa de prever seus problemas… Então, seja racional! Encare seus problemas, decida e aja! E lembre-se sempre de assumir a responsabilidade das conseqüências das suas ações relacionadas ao problema em questão e a tudo o resto que lhe cerca. Do contrário, jogar a responsabilidade dos nossos problemas em outros, retira de nós mesmo a possibilidade da sua solução e, dessa forma, o pior acontece: perdemos o controle da situação.

Se a cada problema você tomar uma atitude positiva de encarar o fato de que se há problema deverá ser criada uma solução e tomar uma atitude, você estará adquirindo uma experiência muito maior que o próprio tamanho do problema em si.
Sim! Se a cada problema você planejar 5 soluções possíveis… Com 10 problemas, você terá experienciado mentalmente 50 novas atitudes suas!

Tudo isso será armazenado como vivência! Mas se você ficar se lamentando, não terá registrado vivência positiva nenhuma e não desenvolverá competências para resolver problemas futuros…

Planeje suas ações de forma clara, prevendo várias rotas alternativas e não se preocupe com os problemas… deixe que eles te achem… e quando isso acontecer, vença-os! Essa é a arte da vida! Não queira ter problemas, mas se os tiver, aprenda com eles!

Faz sentido?

– Andersom Bontorim
autor do método PRACT

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *