Descrição do método PRACT

metodo

Origem: o porquê de tudo isso…

Há milênios e, pelo que sabemos, desde que a humanidade habita este mundo, vivemos em grupos. A vida social, os relacionamentos e o convívio familiar sempre foram, e provavelmente sempre serão, uma realidade valiosa para a sobrevivência da nossa espécie. Vivemos socialmente e nos relacionamos constantemente, seja para trabalhar, comprar, vender, seja por diversão, por prazer, por proteção… Uns dizem que é por instinto, outros dizem que é uma escolha… Alguns acreditam que seja destino e muitos percebem ser necessário.

Enfim, o fato é que nos relacionamos.

O paradoxo disso tudo é que, por mais antigo que seja esse nosso comportamento social, por mais que vivamos socialmente e por mais que tenhamos evoluído sempre em grupo, este tem sido um assunto que a gigantesca enormidade da maioria das pessoa não domina plenamente. A quantidade de problemas de relacionamentos existente é evidentemente um absurdo. Não seria muito incomum, hoje em dia, percebemos alguém dizer algo como:

Não tenho mais nenhuma esperança no futuro do nosso país se a juventude de hoje tomar o poder amanhã, porque essa juventude é insuportável, desenfreada, simplesmente horrível.

Por mais atual que esta frase possa parecer, ela foi atribuída ao poeta grego Hesíodo que nasceu, viveu e morreu ao fim do século VIII a.C. na antiga cidade de Ascra. É incrível notar como uma mesma reclamação pode sobreviver por muito mais de 2,5 mil anos… Tal como esta, existem inúmeras frases de personalidades famosas, sejam atuais ou milenares, ilustrando os problemas vivenciados nos relacionamentos. A quantidade de situações similares a isso é tão grande e, aparentemente, tem sido um absurdo há tanto tempo, que muitas pessoas já estão conformadas, acreditando que não se tem o que fazer e aceitando que problemas nos relacionamentos sejam normais. Eu concordo que isso possa ser comum, presente na vida de grande parte das pessoas, mas uma coisa é certa: isso não é normal! É possível melhorar! É possível ter bons relacionamentos!

Problemas nos relacionamentos…

Um relacionamento com problemas gera uma série de problemas adicionais a todos os indivíduos envolvidos. Problemas muito comuns nas empresas:

  • Presenteísmo (a pessoa está ali, mas sua mente em outro lugar);
  • Absenteísmo (gerado pelas doenças psicossomáticas do estresse);
  • Descontrole da equipe;
  • Diminuição da liderança;
  • Conflitos de ideias e ideais;
  • Insubordinação e sabotagens;
  • Perda de vendas e negociações mal conduzidas;
  • Reclamações de clientes e fornecedores.

Problemas muito comuns nas famílias:

  • Desrespeito e falta de educação;
  • Imposições aprisionadoras;
  • Brigas, conflitos e desunião;
  • Pessoas querendo mandar na vida dos outros.

Problemas muito comuns na sociedade:

  • Preconceito e discriminação;
  • Conflitos no trânsito;
  • Desrespeito nas filas;
  • Inveja, descontrole, estresse.

Existem dezenas e dezenas de situações negativas e destrutivas causadas pelos problemas de relacionamentos. Isso é algo que precisa ser resolvido… É algo que precisa solução! Este é o motivo que deu origem ao desenvolvimento do método PRACT de Educação Emocional Aplicada. É aqui que reside a finalidade básica de todo este estudo, destes 20 anos de experimentações, das contínuas descobertas e dos incessantes esforços para compilar algo que fosse simples, fácil, rápido e funcional! Este é o método prático para se ter melhores relacionamentos! Portanto, a ideia é que as pessoas possam, realmente ter um meio de melhorar seu convívio em grupo. Nesse contexto, várias questões ecoavam…

  • E se tivéssemos como acabar com frustrações nos relacionamentos?
  • E se fosse possível compreender o comportamento das pessoas?
  • E se houvesse uma forma de melhorar a convivência social e familiar?
  • E se as pessoas soubessem como lidar com os outros?
  • O que aconteceria se pudéssemos ampliar as condições de ensino?
  • Será que poderia ser mais fácil e rápido negociar? E vender?
  • Quem sabe pudéssemos agilizar o processo de trabalhar em equipe? Enfim, tudo isso foi o combustível para a criação do método PRACT.

Surge um método para se ter melhores relacionamentos e maiores resultados

No final das contas um sonho emergiu, uma visão de futuro começou a ser criada… E você pode fazer parte dela.

A base do sucesso no mundo em que vivemos é alicerçada no desenvolvimento de relacionamentos altamente produtivos.

 

Os 3 passos e os 2 resultados

O método PRACT é composto por 3 passos, ou seja, 3 atitudes a serem realizadas em sequência, sem desvios, para que sejam alcançados os 2 resultados inevitáveis. PRACT é um acrônimo, uma sigla formada pelas letras iniciais do verbo que define cada um desses passos e resultados. PRACT é o acrônimo de 5 verbos (Perceber, Reconhecer, Agir, Controlar e Transformar), sendo 3 atitudes e 2 resultados.

p1. Observar, notar e identificar a manifestação da emoção do outro com quem se relaciona.

r2. Ter o conhecimento da emoção manifestada, com a lucidez sobre suas características.

a3. Comportar-se na realidade emocional reconhecida com foco no resultado pretendido.

cResultado 1: Competência de lidar com a situação de forma produtiva.

tResultado 2: Mudança necessária para que o objetivo seja alcançado.

 

É possível, na prática, identificar as diversas manifestações de emoções e usá-las de forma benéfica para tratar de conduzir uma situação específica. – Alessandra Moreira Pascoal

O propósito de perceber a emoção do outro é identificar a situação de forma clara e realística.
O propósito de reconhecer a emoção do outro é entender o que está acontecendo, seu comportamento e sua próxima provável reação.
O propósito de agir conforme as emoções dos outros é fazer o que é preciso fazer para obter o que se deseja.
O propósito de controlar é ter o poder, ou seja, é ter a real possibilidade.
O propósito de transformar é ter a perpetuação de melhores resultados.

O assunto me interessou de início e quando percebi o resultado que provocou, conclui que é realmente ótimo, pois me ajudou bastante a entender as emoções das pessoas e até as minhas, e o melhor disso, a maneira de lidar com elas. – Gabriela Evaristo Santos

Aplicando-se o método PRACT, tem-se resultados imediatos!