A Tabela de Níveis Emocionais

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O método PRACT utiliza uma ferramenta fundamental para a percepção, o reconhecimento e a ação para realmente se obter o controle e a transformação tão desejados. Clique aqui para saber mais sobre o método PRACT.

Essa ferramenta é a Tabela de Níveis Emocionais, que apresenta as características dos 6 Níveis Emocionais individuais com seus comportamentos, reações, atitudes e dicas de como agir com pessoas em cada um desses Níveis Emocionais.

 

Como a Tabela de Níveis Emocionais é composta

Todas as pessoas tem objetivos na vida, seja no aspecto profissional, pessoal, social ou familiar. E se não tem, deveria ter. Ter sucesso é alcançar esses objetivos.

Para ter sucesso, constantemente estamos incluindo algo que nos permita melhores condições para alcançar nossos objetivos e eliminado algo que nos atrapalhe alcançar esses objetivos. São duas orientações, dois focos de visão, que nos acompanham e que modelam nossas reações. Em outras palavras, estamos sempre buscando prazer e evitando sofrimento.

Portanto, temos um foco, o sucesso, e duas Forças Impulsoras:

  1. Buscar prazer;
  2. Evitar sofrimento.

Para que o sucesso se torne real, temos que, obviamente, realizá-lo.

Algo precisa ser transformado para que algo diferente aconteça. Existem basicamente três graus de atividade no que diz respeito ao tipo de transformação provocada. A pessoa pode provocar transformações na situação para alcançar seu objetivo, a situação pode provocar transformações na pessoa ou ainda nem a situação tampouco a pessoa podem ser transformadas numa determinada situação.

Sendo 2 Forças Impulsoras e 3 Graus de Atividade Transformacional em cada uma delas, temos 6 reações distintas. Esta é a base dos 6 Níveis Emocionais.

Cada Nível Emocional é composto por um conjunto de emoções relacionadas que tendenciosamente provocam uma intenção comportamental similar, o que permite facilmente a identificação de cada uma dessas manifestações nos outros e consequente possibilidade de sintonia para o desenvolvimento de relacionamentos altamente produtivos ao alcance dos objetivos desejados.

A Tabela de Níveis Emocionais apresenta dezenas de colunas, cada qual com a descrição de características específicas do comportamento de cada Nível Emocional. Essas colunas estão agrupadas em blocos que descrevem aspectos distintos para facilitar a consulta e uso desse conhecimento.

 

Colunas da Tabela de Níveis Emocionais do método PRACT

A Tabela de Níveis Emocionais do método PRACT apresenta as seguintes 44 colunas para cada um dos 6 Níveis Emocionais.

 

COLUNA DESCRIÇÃO
Colunas para Percepção da Emoção:
1. Unidade O propósito primário na vida.
2. Dominância O que domina nesse grupo emocional.
3. Forças impulsoras A dualidade de forças motivadoras que respondem ao propósito primário.
4. Motivação básica Elementos que motivam as pessoas que sofram influências dessa força impulsora.
5. Modelo de discurso Elementos modeladores da forma de falar baseado na força impulsora.
6. Verbos mais presentes no discurso Os verbos mais comumente usados pela pessoa conforme a força impulsora que esteja influenciando.
7. Grau de atividade Grau de movimento de transformação na relação entre a pessoa e o ambiente ou situação.
8. Estado de alteração do movimento Que tipo de alteração é percebido no ambiente ou na pessoa conforme seu Nível de atividade.
Colunas para Reconhecimento do Nível Emocional:
9. Ordem Numeração arbitrária para sequenciar os Níveis Emocionais. Apenas uma ordenação que define uma sequência, mas não um grau de importância.
10. Categoria Nome do Nível Emocional. Esse título também apresenta a intenção consciente ou inconsciente do comportamento da pessoa que o manifesta.
11. Relação com a situação A interação da pessoa com as ocorrências à sua volta, situacionalmente em cada Nível Emocional.
12. Lista das emoções Conjunto de emoções em cada Nível Emocional, que em certa medida, derivam da emoção base da categoria.
13. Emoção base A emoção essencial de cada Nível Emocional, da qual todas as emoções da categoria são derivadas, e que define toda essa categoria.
14. Cor Um simbolismo, sendo que o positivo e o negativo dependem da aplicação, atitude e situação. Violeta: nobre, compreensão; paz serena, inação. Azul: imaginação, lealdade; persistência teimosa. Verde: contentamento seguro; comodismo. Amarelo: passividade; melancolia, preocupação. Vermelho: energia; voracidade nas atitudes. Marrom: regras; dependência emocional e isolamento.
15. Frequência As vibrações elétricas produzidas no corpo, pelas emoções de cada Nível Emocional, que determinam o padrão vibratório gerado pelo comportamento e coincide, numa analogia, com a tabela de cores.
16. Aparência física típica Em cada Nível Emocional as pessoas assumem certos comportamentos que impulsionam a ter determinadas aparências físicas, facilmente percebidas. A aparência física, neste caso, está associada ao comportamento da pessoa e não aos traços genéticos. É possível reconhecer o Nível Emocional da pessoa, mesmo sem falar com ela, apenas por observação à distância, o que é muito útil durante uma aproximação de outra pessoa.
17. Como se comporta (Postura) Sendo a emoção, por definição, uma reação externa, é certo afirmar que os comportamentos são emocionais, em sua essência. A postura de uma pessoa é a descrição do seu perfil de manifestação básica e denota seu comportamento atual, o que deixa claro a emoção que está vivenciando naquele momento. São os chamados trejeitos, ou maneirismos de cada Nível Emocional.
18. Frase típica Em cada Nível Emocional, a comunicação se torna diferente. Esta coluna apresenta as frases (ou estilos de fraseados) comumente faladas em cada Nível Emocional. A pessoa pode não falar exatamente esta frase, mas seu discurso certamente dará a entender absolutamente o mesmo sentido.
19. Como fala A orientação do estilo de comunicação que a pessoa estabelece em cada Nível Emocional, incluindo o conteúdo comum da sua comunicação.
20. O que prefere escutar Em cada Nível Emocional a pessoa coloca sua atenção em um determinado assunto, contexto ou padrão de comunicação, apresentado nesta coluna. Pode-se perceber isso durante um instante de um relacionamento interpessoal.
21. Como lida com acusações Como a pessoa reage frente a uma acusação ou provocação dirigida a ela, ou que ela imagine que seja dirigida a ela, mesmo que não haja acusação nenhuma a não ser na imaginação dela.
22. Interação com o grupo As características marcantes do grau de afinidade que a pessoa consegue desenvolver com as pessoas à sua volta.
23. Sinceridade Define a proporção de sinceridade, ou seja, o grau relativo ao quanto a pessoa realmente manifesta ou exprime o que pensa e sente, sem disfarces ou artifícios (verdade x mentira).
24. Técnicas usadas para influenciar os outros Motivação é, na verdade, um motivo para uma ação. Motivar a si mesmo é descobrir seus próprios motivos para agir. Motivar ao outro é descobrir ou fornecer aquilo que impulsione o outro a fazer o que desejamos. Cada Nível Emocional lida com essa relação entre motivo e ação de uma forma distinta. Todas as formas têm seu ponto de utilidade, dependendo de qual é o Nível Emocional daquele que se esteja influenciando. Assim como todas as formas podem causar problemas se usadas incorretamente. Esta coluna apresenta como a pessoa tenta motivar o outro. Você pode identificar seu chefe, líder ou dirigente com isso.
25. Maneira usada para comandar O estilo da atitude ou comportamento que cada Nível Emocional assume para comandar outras pessoas, facilmente perceptível numa relação em que a pessoa esteja tentando lhe dar ordens.
26. Como responde a comando direto e manipulação No inverso às duas colunas anteriores, esta coluna apresenta como a pessoa normalmente reage frente a comandos diretos (verbos ouvidos conjugados no modo imperativo) ou tentativas de ser manipulada (subjugada sem seu consentimento).
27. Com que se preocupa Preocupação é aquela inquietude de estar com a mente ocupada pensando ou dirigindo a atenção a algo que não se tem como solucionar nesse momento. Cada Nível Emocional reage de uma forma diferente com relação a isso.
28. Como encara o perigo Um perigo é uma situação que contenha algo ou alguém que esteja ameaçando a pessoa que, agora, tem um risco, uma probabilidade de ter algum tipo de prejuízo. Isso não é bom, e a pessoa em cada Nível Emocional, lida com essa situação de uma forma peculiar.
29. Audácia – impulso a cometer ações extremas Uma ação extrema é uma ação extraordinária, uma atitude que despreze os obstáculos e os perigos. Essa audácia é inerente ao ser humano e se manifesta de forma bem diferente em cada Nível Emocional.
30. Quanto é responsável e responde pelos seus atos A responsabilidade de uma pessoa é definida pelo quanto ela realmente arca com o próprio comportamento e responde pelas suas ações e resultados das ações de outros a quem ela diz se responsabilizar. Cada Nível Emocional lida com isso de forma típica conforme sua categoria de emoções.
31. Nível de atenção O grau da condição que a pessoa tem de fixar seu interesse e cuidado num mesmo ponto.
32. Persistência X Teimosia Persistência e teimosia são atitudes que fazem algo perdurar, seja uma ideia, conceito, pensamento, atitude etc. A persistência é movida pelo interesse produtivo e a teimosia pelo apego ignorante. Mas tudo depende do julgamento do observador.
33. Relação com o Ambiente Como a pessoa interage com os objetivos à sua volta em cada Nível Emocional.
34. Ânimo e disposição Estado característico de um indivíduo que evidencia sua propensão, sua inclinação e sua tendência natural (consciente ou inconsciente) que impele para uma determinada realização.
35. Estilo de piada e diversão Padrão usado em cada Nível Emocional com relação à disposição de ânimo da pessoa para o entretenimento, incluindo seu modo de fazer anedotas ou excitar hilaridade.
36. Sentimento comum Sentimento, lembrando, é o cruzamento de sensações (informações do ambiente colhidas pelos nossos canais de percepção), com nossos conceitos (modo ou modelo pelo qual definimos o mundo). Esses sentimentos podem desencadear emoções, quando ambos estiverem alinhados e coincidentes. Neste caso, a pessoa em cada Nível Emocional transparece um sentimento específico.
37. Como perceber o lado ruim das coisas Toda a moeda tem dois lados e tudo tem um lado bom e um lado ruim, dependendo da visão do observador. Cada Nível Emocional faz com que a pessoa dê mais ênfase na percepção (ou na atenção) de um lado em detrimento ao outro. Estas duas colunas apresentam a percepção de cada Nível Emocional em relação a esses ditos dois lados da mesma moeda.
38. Como percebe o lado bom das coisas O inverso da coluna anterior.
Colunas para Ação baseada no Nível Emocional:
39. Como falar com eles Esta coluna apresenta a melhor forma que você deve usar para falar (se comunicar) com a pessoa em cada Nível Emocional que ela esteja. Vale lembrar que se a pessoa flutuar ou saltar, você também terá que mudar seu modo de se comunicar, conforme for o novo Nível Emocional que ela estiver.
40. Recepção – Como gosta do atendimento Como a pessoa em cada Nível Emocional gosta de ser atendida, recebida ou recepcionada. Isso ajuda uma pessoa a ser hospitaleira ou a realizar atendimento profissional adequado.
41. O que motiva à uma atividade Use estas informações para motivar a pessoa, lembrando que motivar é dar um motivo para que a pessoa realize o que se deseja que ela faça. Muito útil para exercer liderança para com a pessoa em cada Nível Emocional que ela esteja.
42. Nível de Aprendizado Como a pessoa, em cada Nível Emocional, tem sua capacidade de entender, assimilar, lembrar e aplicar o que lhe for apresentado. Útil quando você quiser ensinar ou instruir algo a alguém.
43. Valor da Memória Memória é a capacidade de reter uma informação (ideia, sensação, impressão) adquirida e acessá-la (lembrar, recordar) quando desejado ou necessário. Cada Nível Emocional apresenta uma condição específica dessa faculdade e este recurso humano é liberado ou barreirado conforme as mudanças de Nível Emocional da pessoa.
44. Como transmite informações Quando uma pessoa recebe uma informação de alguém e deva ou queira repassar essa informação a outro ela se torna um ponto de replicação dessa informação e em cada Nível Emocional a pessoa se comporta de uma forma distinta. Saber isso facilitará o entrosamento de um grupo de pessoas, seja na família, entre amigos ou no trabalho em equipe no ambiente profissional.