A Tabela de Níveis Emocionais
O método PRACT utiliza uma ferramenta fundamental para a percepção, o reconhecimento e a ação para realmente se obter o controle e a transformação tão desejados. Clique aqui para saber mais sobre o método PRACT.
Essa ferramenta é a Tabela de Níveis Emocionais, que apresenta as características dos 6 Níveis Emocionais individuais com seus comportamentos, reações, atitudes e dicas de como agir com pessoas em cada um desses Níveis Emocionais.
Como a Tabela de Níveis Emocionais é composta
Todas as pessoas tem objetivos na vida, seja no aspecto profissional, pessoal, social ou familiar. E se não tem, deveria ter. Ter sucesso é alcançar esses objetivos.
Para ter sucesso, constantemente estamos incluindo algo que nos permita melhores condições para alcançar nossos objetivos e eliminado algo que nos atrapalhe alcançar esses objetivos. São duas orientações, dois focos de visão, que nos acompanham e que modelam nossas reações. Em outras palavras, estamos sempre buscando prazer e evitando sofrimento.
Portanto, temos um foco, o sucesso, e duas Forças Impulsoras:
- Buscar prazer;
- Evitar sofrimento.
Para que o sucesso se torne real, temos que, obviamente, realizá-lo.
Algo precisa ser transformado para que algo diferente aconteça. Existem basicamente três graus de atividade no que diz respeito ao tipo de transformação provocada. A pessoa pode provocar transformações na situação para alcançar seu objetivo, a situação pode provocar transformações na pessoa ou ainda nem a situação tampouco a pessoa podem ser transformadas numa determinada situação.
Sendo 2 Forças Impulsoras e 3 Graus de Atividade Transformacional em cada uma delas, temos 6 reações distintas. Esta é a base dos 6 Níveis Emocionais.
Cada Nível Emocional é composto por um conjunto de emoções relacionadas que tendenciosamente provocam uma intenção comportamental similar, o que permite facilmente a identificação de cada uma dessas manifestações nos outros e consequente possibilidade de sintonia para o desenvolvimento de relacionamentos altamente produtivos ao alcance dos objetivos desejados.
A Tabela de Níveis Emocionais apresenta dezenas de colunas, cada qual com a descrição de características específicas do comportamento de cada Nível Emocional. Essas colunas estão agrupadas em blocos que descrevem aspectos distintos para facilitar a consulta e uso desse conhecimento.
Colunas da Tabela de Níveis Emocionais do método PRACT
A Tabela de Níveis Emocionais do método PRACT apresenta as seguintes 44 colunas para cada um dos 6 Níveis Emocionais.
COLUNA | DESCRIÇÃO |
Colunas para Percepção da Emoção: | |
1. Unidade | O propósito primário na vida. |
2. Dominância | O que domina nesse grupo emocional. |
3. Forças impulsoras | A dualidade de forças motivadoras que respondem ao propósito primário. |
4. Motivação básica | Elementos que motivam as pessoas que sofram influências dessa força impulsora. |
5. Modelo de discurso | Elementos modeladores da forma de falar baseado na força impulsora. |
6. Verbos mais presentes no discurso | Os verbos mais comumente usados pela pessoa conforme a força impulsora que esteja influenciando. |
7. Grau de atividade | Grau de movimento de transformação na relação entre a pessoa e o ambiente ou situação. |
8. Estado de alteração do movimento | Que tipo de alteração é percebido no ambiente ou na pessoa conforme seu Nível de atividade. |
Colunas para Reconhecimento do Nível Emocional: | |
9. Ordem | Numeração arbitrária para sequenciar os Níveis Emocionais. Apenas uma ordenação que define uma sequência, mas não um grau de importância. |
10. Categoria | Nome do Nível Emocional. Esse título também apresenta a intenção consciente ou inconsciente do comportamento da pessoa que o manifesta. |
11. Relação com a situação | A interação da pessoa com as ocorrências à sua volta, situacionalmente em cada Nível Emocional. |
12. Lista das emoções | Conjunto de emoções em cada Nível Emocional, que em certa medida, derivam da emoção base da categoria. |
13. Emoção base | A emoção essencial de cada Nível Emocional, da qual todas as emoções da categoria são derivadas, e que define toda essa categoria. |
14. Cor | Um simbolismo, sendo que o positivo e o negativo dependem da aplicação, atitude e situação. Violeta: nobre, compreensão; paz serena, inação. Azul: imaginação, lealdade; persistência teimosa. Verde: contentamento seguro; comodismo. Amarelo: passividade; melancolia, preocupação. Vermelho: energia; voracidade nas atitudes. Marrom: regras; dependência emocional e isolamento. |
15. Frequência | As vibrações elétricas produzidas no corpo, pelas emoções de cada Nível Emocional, que determinam o padrão vibratório gerado pelo comportamento e coincide, numa analogia, com a tabela de cores. |
16. Aparência física típica | Em cada Nível Emocional as pessoas assumem certos comportamentos que impulsionam a ter determinadas aparências físicas, facilmente percebidas. A aparência física, neste caso, está associada ao comportamento da pessoa e não aos traços genéticos. É possível reconhecer o Nível Emocional da pessoa, mesmo sem falar com ela, apenas por observação à distância, o que é muito útil durante uma aproximação de outra pessoa. |
17. Como se comporta (Postura) | Sendo a emoção, por definição, uma reação externa, é certo afirmar que os comportamentos são emocionais, em sua essência. A postura de uma pessoa é a descrição do seu perfil de manifestação básica e denota seu comportamento atual, o que deixa claro a emoção que está vivenciando naquele momento. São os chamados trejeitos, ou maneirismos de cada Nível Emocional. |
18. Frase típica | Em cada Nível Emocional, a comunicação se torna diferente. Esta coluna apresenta as frases (ou estilos de fraseados) comumente faladas em cada Nível Emocional. A pessoa pode não falar exatamente esta frase, mas seu discurso certamente dará a entender absolutamente o mesmo sentido. |
19. Como fala | A orientação do estilo de comunicação que a pessoa estabelece em cada Nível Emocional, incluindo o conteúdo comum da sua comunicação. |
20. O que prefere escutar | Em cada Nível Emocional a pessoa coloca sua atenção em um determinado assunto, contexto ou padrão de comunicação, apresentado nesta coluna. Pode-se perceber isso durante um instante de um relacionamento interpessoal. |
21. Como lida com acusações | Como a pessoa reage frente a uma acusação ou provocação dirigida a ela, ou que ela imagine que seja dirigida a ela, mesmo que não haja acusação nenhuma a não ser na imaginação dela. |
22. Interação com o grupo | As características marcantes do grau de afinidade que a pessoa consegue desenvolver com as pessoas à sua volta. |
23. Sinceridade | Define a proporção de sinceridade, ou seja, o grau relativo ao quanto a pessoa realmente manifesta ou exprime o que pensa e sente, sem disfarces ou artifícios (verdade x mentira). |
24. Técnicas usadas para influenciar os outros | Motivação é, na verdade, um motivo para uma ação. Motivar a si mesmo é descobrir seus próprios motivos para agir. Motivar ao outro é descobrir ou fornecer aquilo que impulsione o outro a fazer o que desejamos. Cada Nível Emocional lida com essa relação entre motivo e ação de uma forma distinta. Todas as formas têm seu ponto de utilidade, dependendo de qual é o Nível Emocional daquele que se esteja influenciando. Assim como todas as formas podem causar problemas se usadas incorretamente. Esta coluna apresenta como a pessoa tenta motivar o outro. Você pode identificar seu chefe, líder ou dirigente com isso. |
25. Maneira usada para comandar | O estilo da atitude ou comportamento que cada Nível Emocional assume para comandar outras pessoas, facilmente perceptível numa relação em que a pessoa esteja tentando lhe dar ordens. |
26. Como responde a comando direto e manipulação | No inverso às duas colunas anteriores, esta coluna apresenta como a pessoa normalmente reage frente a comandos diretos (verbos ouvidos conjugados no modo imperativo) ou tentativas de ser manipulada (subjugada sem seu consentimento). |
27. Com que se preocupa | Preocupação é aquela inquietude de estar com a mente ocupada pensando ou dirigindo a atenção a algo que não se tem como solucionar nesse momento. Cada Nível Emocional reage de uma forma diferente com relação a isso. |
28. Como encara o perigo | Um perigo é uma situação que contenha algo ou alguém que esteja ameaçando a pessoa que, agora, tem um risco, uma probabilidade de ter algum tipo de prejuízo. Isso não é bom, e a pessoa em cada Nível Emocional, lida com essa situação de uma forma peculiar. |
29. Audácia – impulso a cometer ações extremas | Uma ação extrema é uma ação extraordinária, uma atitude que despreze os obstáculos e os perigos. Essa audácia é inerente ao ser humano e se manifesta de forma bem diferente em cada Nível Emocional. |
30. Quanto é responsável e responde pelos seus atos | A responsabilidade de uma pessoa é definida pelo quanto ela realmente arca com o próprio comportamento e responde pelas suas ações e resultados das ações de outros a quem ela diz se responsabilizar. Cada Nível Emocional lida com isso de forma típica conforme sua categoria de emoções. |
31. Nível de atenção | O grau da condição que a pessoa tem de fixar seu interesse e cuidado num mesmo ponto. |
32. Persistência X Teimosia | Persistência e teimosia são atitudes que fazem algo perdurar, seja uma ideia, conceito, pensamento, atitude etc. A persistência é movida pelo interesse produtivo e a teimosia pelo apego ignorante. Mas tudo depende do julgamento do observador. |
33. Relação com o Ambiente | Como a pessoa interage com os objetivos à sua volta em cada Nível Emocional. |
34. Ânimo e disposição | Estado característico de um indivíduo que evidencia sua propensão, sua inclinação e sua tendência natural (consciente ou inconsciente) que impele para uma determinada realização. |
35. Estilo de piada e diversão | Padrão usado em cada Nível Emocional com relação à disposição de ânimo da pessoa para o entretenimento, incluindo seu modo de fazer anedotas ou excitar hilaridade. |
36. Sentimento comum | Sentimento, lembrando, é o cruzamento de sensações (informações do ambiente colhidas pelos nossos canais de percepção), com nossos conceitos (modo ou modelo pelo qual definimos o mundo). Esses sentimentos podem desencadear emoções, quando ambos estiverem alinhados e coincidentes. Neste caso, a pessoa em cada Nível Emocional transparece um sentimento específico. |
37. Como perceber o lado ruim das coisas | Toda a moeda tem dois lados e tudo tem um lado bom e um lado ruim, dependendo da visão do observador. Cada Nível Emocional faz com que a pessoa dê mais ênfase na percepção (ou na atenção) de um lado em detrimento ao outro. Estas duas colunas apresentam a percepção de cada Nível Emocional em relação a esses ditos dois lados da mesma moeda. |
38. Como percebe o lado bom das coisas | O inverso da coluna anterior. |
Colunas para Ação baseada no Nível Emocional: | |
39. Como falar com eles | Esta coluna apresenta a melhor forma que você deve usar para falar (se comunicar) com a pessoa em cada Nível Emocional que ela esteja. Vale lembrar que se a pessoa flutuar ou saltar, você também terá que mudar seu modo de se comunicar, conforme for o novo Nível Emocional que ela estiver. |
40. Recepção – Como gosta do atendimento | Como a pessoa em cada Nível Emocional gosta de ser atendida, recebida ou recepcionada. Isso ajuda uma pessoa a ser hospitaleira ou a realizar atendimento profissional adequado. |
41. O que motiva à uma atividade | Use estas informações para motivar a pessoa, lembrando que motivar é dar um motivo para que a pessoa realize o que se deseja que ela faça. Muito útil para exercer liderança para com a pessoa em cada Nível Emocional que ela esteja. |
42. Nível de Aprendizado | Como a pessoa, em cada Nível Emocional, tem sua capacidade de entender, assimilar, lembrar e aplicar o que lhe for apresentado. Útil quando você quiser ensinar ou instruir algo a alguém. |
43. Valor da Memória | Memória é a capacidade de reter uma informação (ideia, sensação, impressão) adquirida e acessá-la (lembrar, recordar) quando desejado ou necessário. Cada Nível Emocional apresenta uma condição específica dessa faculdade e este recurso humano é liberado ou barreirado conforme as mudanças de Nível Emocional da pessoa. |
44. Como transmite informações | Quando uma pessoa recebe uma informação de alguém e deva ou queira repassar essa informação a outro ela se torna um ponto de replicação dessa informação e em cada Nível Emocional a pessoa se comporta de uma forma distinta. Saber isso facilitará o entrosamento de um grupo de pessoas, seja na família, entre amigos ou no trabalho em equipe no ambiente profissional. |