As DUAS Forças Impulsoras…
Todas as pessoas do mundo são impulsionadas a agirem baseadas por duas forças:
EVITAR SOFRIMENTO
BUSCAR PRAZER
Entender essas duas forças e trabalhar junto com elas vai lhe permitir ter uma relação mais estreita com as pessoas, pois, sabendo como uma determinada pessoa é influenciada pelas forças, você saberá como falar e agir com ela.
Se uma pessoa é impulsionada a agir mais em busca de prazer do que evitando sofrimento, não adianta evidenciar a ela o que perderá se não fizer tal coisa, mas tenha certeza de que quando disser o que ela vai ganhar se fizer a tal coisa, seus olhinhos vão brilhar e seu desejo de agir será alimentado.
Todos sofremos influência das duas forças. Mas sempre há um percentual maior de uma em relação à outra. A arte da influência está em saber qual força mais age em cada pessoa. Com isso, você saberá tocar o coração das pessoas…
Mas como saber qual força mais age nas pessoas?
Pergunte!
Mas não adianta perguntar diretamente porque, na enorme maioria, as pessoas nem sabem se buscam prazer ou evitam sofrimento. Então faça perguntas que leve às respostas. Faça perguntas que permita à pessoa falar dos seus sentimentos e, então, avalie-os.
Por exemplo:
“Se dinheiro não fosse problema, por que você trabalha?”
Se a resposta for mais tendenciosa a algo como: “Porque ficar em casa sem fazer nada me aborrece…”, então você acaba de encontrar uma pessoa que evita sofrimento.
Se a resposta for mais voltada para algo como: “Porque eu gosto da sensação de produzir e de ser útil…”, então aqui está uma pessoa que busca prazer.
Outras perguntas que podem ajudar:
“Por que você faz exercícios?”
(Busca prazer: eu me sinto bem – Evita sofrimento: quero manter a saúde)
“O que você procura ao vir aqui (cinema, teatro, bar, etc)?”
(Busca prazer: me divertir – Evita sofrimento: fugir da realidade)
“Por que você gosta de viajar?”
(Busca prazer: para conhecer novos lugares e me divertir – Evita sofrimento: para mudar a rotina e ficar longe do escritório)
Então, na verdade, não importa se você sofre mais influência da força que lhe faz buscar prazer ou da que lhe faz evitar sofrimento. O importante é saber como essas forças agem nas pessoas para que você possa saber melhor como agir, conversar e influenciá-las.
Para os buscadores de prazer, influencie pelo prazer, pelo que vai ganhar, pelos benefícios, pelas vantagens… Dê maior ênfase, então, no que poderá acontecer de bom se algo for feito!
Para os evitadores de sofrimento, influencie pela dor, pelo que vai perder, pelos prejuízos, pelas punições… Dê maior ênfase, então, no que poderá acontecer de ruim se algo for (ou não for) feito!
Lembre-se: uma faca é uma faca, nada mais e nada menos. Você pode usar para passar manteiga no pão ou para machucar alguém. Assim é a arte da influência… é uma arte! Você pode usá-la para ajudar as pessoas ou para benefícios próprios e escusos. O que diferencia é a sua intencionalidade!!!…
Mas vale lembrar que água corre para água. Semelhante atrai semelhante… É uma lei universal: quem planta vento colherá tempestade. Então cuide das suas ações hoje para não sofrer amanhã. Se você quer uma vida justa, honesta, agradável, amável, frutífera, então, seja assim hoje…
Nunca se esqueça do livre arbítrio! Sempre permita que as pessoas escolham suas própria ações.
A arte da influência serve para ajudar as pessoas! Eu vim aqui para ajudar as pessoas!
Nada menos que isso importa!
Faz sentido?